AULA 06 – O TRONO DO CONHECIMENTO
Hoje falaremos da terceira linha: O Sentido do Conhecimento, Dentro da Umbanda e seus sete tronos, o trono do conhecimento é regido por dois grandes orixás, Oxóssi e Obá. O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo.
OXÓSSI
Oxóssi é conhecido como o grande caçador, senhor das florestas, matas, das caças, aquele que busca o conhecimento e vai à caça para prover o sustento de sua tribo.
É considerado um dos mais antigos orixás, sendo reverenciado como guardião da sabedoria ancestral e da conexão com a natureza. Ele é associado à fartura, à abundância e à prosperidade, sendo invocado para trazer sustento aos seus seguidores. Também é considerado um orixá da cura, especialmente das doenças relacionadas à mente e ao espírito. Ele é visto como um protetor da saúde e do equilíbrio, sendo invocado em rituais de cura e harmonização espiritual.
Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, santo católico condenado a morte pelo exército romano e atingido por várias flechas que não o mataram, levando-o, então, a ser espancado e morto. O dia de comemoração de Oxóssi é 20 de Janeiro. Neste dia, vários devotos o oferendam frutas, flores, água de coco, etc, agradecendo e pedindo por fartura, saúde, proteção e cura. Sua cor é o verde, seu cristal é o quartzo verde e suas plantas são as ervas e flores nativas do campo e seu ponto de força são as matas e sua saudação “Oke arô”.
OBÁ
Na tradição Umbadista, Obá é considerada uma orixá guerreira, associada à coragem, determinação e à força interior. Ela é frequentemente representada como uma mulher valente e decidida, com sua espada na mão, pronta para enfrentar os desafios e superar seus obstáculos.
Obá também é conhecida como a orixá das águas revoltas, o que representa sua capacidade de enfrentar situações difíceis e turbulentas com coragem e determinação.
Sua ação, dentro do trono do conhecimento é o desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de assimilação mental da realidade visível ou somente perceptível, que influencia nossa vida e evolução contínua. Mas, se há um desequilíbrio no uso do conhecimento, Obá atua na paralisação do indivíduo, não permitindo que o conhecimento seja distorcido e usado de forma irresponsável.
O ser atuado por Obá começa a se desinteressar pelo assunto viciado ou em exagero que tanto o atraía e torna-se meio apático, alguns chegam a perder sua capacidade de raciocinar. Depois de esgotá-lo, Obá conduz os seres para o campo de Oxóssi, que começará a atuar no sentido de redirecioná-lo para a linha reta do conhecimento.
Dentro do catolicismo, Obá é sincretizada com Santa Joana D’arc, padroeira da França e conhecimento por seus atos heroicos durante a “Guerra dos 100 anos” entre França e Inglaterra.
Comemora-se Obá no dia 30 de maio, sendo a quarta-feira o seu dia da semana, seu ponto de força são as beiras das matas, suas flores as rosas brancas, palmas vermelhas, amor-perfeito e flores do campo, seus cristais são a turmalina verde e jaspe madeira e sua saudação é “Obá Xirê”.
Em resumo:
Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.
Oxóssi estimula e Obá anula.
Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos seres regidos pelos mistérios do Conhecimento.
Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.
Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.
Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam.
Oxóssi é o raciocínio hábil e Obá é o racional concentrador.